terça-feira, 3 de novembro de 2009

Desrespeito a Liberdade de Imprensa

Em Direito usamos o termo DESAGRAVO, o desagravo é instrumento duplo, de defesa e de exortação ao respeito às prerrogativas profissionais da advocacia, aqui usarei DESRESPEITO.
Eu, fiquei muito feliz, em saber que aconteceria a Expolagos de Araruama, a princípio correu um boato que não aconteceria, mas devido a grande empenho e prestígio de nosso Prefeito André Mônica, esta aconteceu, me credenciei como jornal e webtv, na comunicação. Divulguei a Exposição com imenso prazer, e sem remuneração alguma, já que esta aconteceria na minha cidade. E seria minha primeira cobertura pelo site e o meu interesse é a informação.
Porém, os dias de Exposição foram de muito desgosto e falta de respeito com a Imprensa, exclusivamente comigo e meu marido Eduardo Petti, que me ajuda nas coberturas. A Produção do evento e não dos artistas, dirigida por um tal senhor, que ao ser indagado seu nome disse ser Mosquito, e seus assessores, até porquê não consegui saber o nome, somente o apelido, nos vetou de todas as formas, nos impedindo de subir ao palco para filmar e fotografar, e inclusive de chegar perto dos produtores, para requerermos o direito de uma entrevista. Nos casos dos cantores César Menoti e Fabiano e também do grupo Paralamas do Sucesso, foram os próprios produtores que não autorizaram, alegando falta de tempo e dizendo que isso tem de estar prescrito pelo contrato, alem do que deveria a autorização ser requerida através da assessoria de comunicação da Prefeitura, e como não havia ninguém de plantão atendendo a Imprensa, como ocorre em outros municípios, a exemplo de Rio das Ostras e Silva Jardim.
Entretanto, no dia do Show do Dudu Nobre, falamos sim com a produtora ela disse que: claro, podem entrevistar, inclusive eu conheço o Dudu Nobre e já esteve comigo em outros eventos, mas mesmo assim como citei acima o responsável, falou que ele que mandava ali e não poderiamos chegar perto do camarim e apenas ficassemos de longe.

Porém, observei, que o fato não acontecia com todos, pois um veículo do município, que me foi informado que fora contratado pela produção do evento, tinha livre acesso, porém este irá publicar todas as fotos, exclusivas, a constituição fala da liberdade de Imprensa e informação, e não precisa estar contratado, até porquê este estava com um crachá igual ao meu, o da Expolagos escrito Imprensa. Sou advogada também e não admito isso, o Direito é iguais para todos e não apenas para alguns.

Então fica aqui o meu PROTESTO, sobre a equipe de produção do evento, esta que nada tem haver com a Prefeitura, que ao contrário nos tratou muito bem, não só pelo fato de meu marido ser assessor desta, mas também com a cordialidade que recebemos do Sr. Nilo, secretário deste governo.

Agradecida, e minhas desculpas a todos àqueles que acompanham meu trabalho, junto a todas entrevistas que faço em diversos municípios, sendo esta a primeira vez que passei por tal desrespeito e também constrangimento, apesar de ser imprensa local. Gostaria de ressaltar que sou bem tratada em todas as cidades que vou fazer cobertura, e só aqui na cidade que moro passei por este momento desagrádavel, nestes vários anos de Imprensa.

Atenciosamente,

Ana Petti

Nenhum comentário: